sábado, 25 de setembro de 2010

Titica? Ah...Tiririca

Se não bastasse o programa de indicações que virou a propaganda eleitoral GRATUITA brasileira, ainda tenho que ouvir (e quase concordar) que a propaganda política está mais engraçada que muito programa humorístico por aí. No entanto, minha concordância fica no quase, porque se o que se apresenta lá são piadas, elas são de altíssimo mau gosto.

Cantores, jogadores, modelos (oi?) falidos tentam se eleger. Baseados em que? No serviço já prestado à sociedade? Queria mesmo saber o que a mulher-pêra contribuiu... na verdade, é melhor não saber. Agnaldo Timóteo, Kiko, Leandro, Marcelinho Carioca, Ronaldo Ésper, Mulher-pêra (que nem usa o nome verdadeiro, tamanha persona assumida) e... a lista é grande.

De todos os ilustres candidatos, o que mais sobressai, sem dúvida, é o Tiririca. E é sobre ele que eu quero falar.

A Folha de São Paulo publicou uma matéria a respeito de um gibi que o humorista está distribuindo em sua campanha. Nesse gibi ele emprega todos os jargões por ele usados em seus programas/shows, para - pasmem – tirar sarro de suas próprias propostas. Claro, o “propostas” ficou por minha conta porque na verdade ele não tem proposta nenhuma a não ser tentar descobrir o que um deputado faz.

Como não podia deixar de ser, tratando-se de quem é, as piadas são de péssimo gosto. Por exemplo, em uma das páginas do tal gibi (ah! Os gibis são distribuídos preferencialmente para as crianças, para que elas peçam para os pais votar no “abestado”) ele diz que não faz discriminação, e para exemplificar há o desenho dele chamando um rapaz, pressupostamente, gay de “menino bonito”. É uma lástima. Além de não apresentar nenhuma proposta, ele ainda ridiculariza os direitos sociais, com tanto esforço alcançados e ainda não adquiridos por completo, de idosos, gays e mulheres.

Votar no piadista não é nenhum protesto. Votar nele é dizer que qualquer um pode se candidatar, dizer que não pretende fazer nada, que não sabe quais são atribuições que o cargo ao qual ele pretende se eleger exerce, e que todas os direitos que a democracia zela para ele são ótimos motivos para piadas.

E ainda querem achar ruim o comentário que o Stallone fez?

Mas claro, não sou extremista o suficiente para não concordar com nada que o Tiririca fala, por exemplo, eu concordo muitíssimo com ele quando ele se afirma ser uma “abestado”. Opa, assino embaixo.

Um comentário:

  1. Ai, ai, ai, Dai...(até rimou). Dá uma tristeza tão grande esse nosso cenário eleitoral brasileiro. Como eu já disse em uma postagem anterior, e volto a dizer agora: na época em que a ditadura começou a situação de calhordice, corrupção e abuso público não estava tão ruim quanto está agora, e houve uma revolução no País. Não estou dizendo que a ditadura militar foi boa, mas foi boa a reação patriótica, como dizer assim: "chega de sacanear nosso país". Agora não parece que há ninguém com forças, poder de união de grupo, recursos e acesso suficiente para se levantar nada aqui no Brasil.
    Morremos, ou estamos todos narcotizados pela "inebriante" canalhice do Lula, rodeado pelo bando de meliantes como Dilma, Zé Dirceu, e todos os outros.

    ResponderExcluir

Como você vê?